segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Regresso à liderança depende de vitória sobre equipa que nunca pontuou no Dragão


Com a vitória do Benfica frente ao SC Braga, o FC Porto procura voltar a partilhar o primeiro lugar do campeonato com os encarnados. Para isso, os azuis e brancos precisam de vencer, no Estádio do Dragão, uma das poucas equipas que os obrigaram a perder pontos esta temporada.

O Gil Vicente, que na jornada transata conseguiu regressar aos triunfos para a Liga, algo que não acontecia desde outubro, surgem motivados no recinto dos bicampeões nacionais, ainda para mais por já os terem surpreendido esta época. No entanto, Paulo Alves já avisou para as mudanças que ocorreram no FC Porto desde agosto, altura em que se defrontaram em Barcelos.

Recuando no tempo, percebe-se que o treinador gilista tem razão e que a equipa escalada por Vítor Pereira na primeira jornada é diferente daquela que vai alinhar esta segunda-feira. Desde logo, Hulk, que até foi o que se mostrou mais inconformado em campo com a perda de pontos nessa partida, já não mora no Dragão. Mas não só.

Miguel Lopes também já não veste de azul e branco e mudou-se durante o mês de janeiro para o Sporting, servindo como moeda de troca para o ingresso de Izmaylov no FC Porto. Maicon foi titular no Minho mas neste momento é suplente de Mangala, que aproveitou da melhor forma a ausência do brasileiro devido a lesão.

Mangala, por sua vez, foi titular na primeira partida do campeonato mas atuou como lateral-esquerdo, sendo que agora voltará a jogar de início mas na sua posição de origem, a de defesa-central. James Rodríguez é outra das mudanças no FC Porto. O colombiano encontra-se a recuperar de lesão e por isso não pode ser opção para o reencontro com o Gil Vicente.
FC Porto abriu campeonato com empate em Barcelos. Hulk ainda morava no Dragão 
Assim sendo, Helton, Mangala, Otamendi, Fernando, Lucho González, João Moutinho e Jackson Martínez são os jogadores que vão manter a titularidade em comparação com o jogo da primeira jornada. A estes devem juntar-se Danilo, Alex Sandro (suplente utilizado em Barcelos), Defour e Silvestre Varela.

Mas há mais motivos de interesse para esperar com expectativa o FC Porto x Gil Vicente. Além de quererem ver os dragões a regressarem ao topo do campeonato, os adeptos azuis e brancos esperam ver Liedson a estrear-se diante dos minhotos. O avançado que se notabilizou no Sporting assinou na quarta-feira mas já foi convocado por Vítor Pereira, uma vez que as opções do técnico não abundam.

No Gil Vicente, contudo, também há várias mudanças a registar. Entre algumas rescisões que surgiram no plantel do conjunto orientado por Paulo Alves devido ao fraco rendimento de alguns jogadores, as alterações mais significativas aconteceram com o reforço da equipa no mercado de inverno.

Hugo Vieira, que tinha deixado o clube de Barcelos no final da última temporada, está de regresso por empréstimo do Benfica e pode realizar o primeiro jogo no Estádio do Dragão. Vítor Vinha, João Vilela, Luís Martins, Gabriel Rodríguez e Paulo Jorge são os outros jogadores que não representavam o Gil Vicente aquando da receção ao FC Porto.

FC Porto 100 por cento vitorioso no confronto histórico


Se há equipa com a qual o FC Porto nunca perdeu pontos para o campeonato em casa é com o Gil Vicente.

Num total de 15 jogos realizados no reduto azul e branco para o principal escalão do futebol português, o FC Porto fez o pleno e venceu sempre o emblema minhoto.

Na temporada passada, logo à segunda jornada, os azuis e brancos ganharam por 3x1. João Vilela colocou o Gil Vicente na frente do resultado, mas Sapunaru e Hulk, com um bis, deram a reviravolta no marcador.

15J 0G
13J 0G
14J 0G
12J 1G
10J 0G
14J 0G
14J 3G
15J 1G

Portugal LIGA ZON SAGRES 2012/2013
2013/01/28, 20:00, Porto
FC Porto
Futebol Clube do Porto
 vs 
Gil Vicente
Gil Vicente Futebol Clube
 Danilo4'
 Vítor Vinha12' (p.b.)
Estádio
Portugal Dragão

Sem comentários:

Enviar um comentário